Metal contra as nuvens

Alguns trechos da música Metal contra nuvens. Recomendo a todos que leiam e escutem os quase 10 minutos dessa linda música de Renato Russo. Como muitas musicas dele, é dificil ver um trecho repetido!
“Não sou escravo de ninguém
Ninguém senhor do meu domínio
Sei o que devo defender
E por valor eu tenho

(…)

Quase acreditei na sua promessa
E o que vejo é fome e destruição
Perdi a minha sela e a minha espada
Perdi o meu castelo e minha princesa.

Quase acreditei, quase acreditei

E, por honra, se existir verdade
Existem os tolos e existe o ladrão
E há quem se alimente do que é roubo.

Mas vou guardar o meu tesouro
Caso você esteja mentindo.

(…)

Esta é a terra-de-ninguém
Sei que devo resistir –
Eu quero a espada em minhas mãos.

(…)

Não me entrego sem lutar –
Tenho ainda coração.
Não aprendi a me render:
Que caia o inimigo então.

(…)

Temos muito ainda por fazer.
Não olhe para trás –
Apenas começamos.”

Esse trecho “Mas vou guardar o meu tesouro / Caso você esteja mentindo.” me lembra o ultimo debate da Globo entre Lula e Collor onde Lula pergunta para Collor se eleito iria tirar o dinheiro da poupança e Collor respondeu que não. Não preciso contar o resto! Apesar de novo eu ainda lembro e recentemente estive conversando sobre isso com meu pai!

23 Responses to Metal contra as nuvens

  1. kely disse:

    Metal contra as nuvens, a mais longa música da Legião Urbana (álbum V, dezembro de 1991) fala de decepção, traição, abandono. Dá a impressão de ter sido composta após alguma profunda desilusão amorosa.
    Porém… Metal contra as nuvens foi feita por Renato Russo como um desabafo diante do descalabro trazido por Fernando Collor. A desilusão que a música irradia é em relação à política.
    E embora se refira a um momento político determinado, a letra é carregada de outros sentidos, possuindo a capacidade de produzir reações diversas em que escuta a música. Eu, por exemplo, embora conheça o real significado da letra há tempos, continuo associando-a à força que é necessária para seguir em frente quando as pessoas mais queridas dão as costas, traem, mentem, desaparecem. O bom poeta induz sentimentos e impressões além das meras palavras. 😛
    S2

  2. kely disse:

    Terminando o raciocínio…
    O que ninguém poderia conjeturar, claro que nem o próprio Renato, é que, 14 anos depois, essa letra cairia sob medida para descrever outra época política, semelhante a criada por Collor. O personagem principal é Lula, aquele metalúrgico iletrado e inapto qual, foi capaz de granjear a confiança de muitos dos eleitores.Para, depois, jogar esse crédito no lodo, exatamente como Collor fez.

    E se repete a história, tal qual um disco arranhado….

  3. Maria Eliza disse:

    Sr. Presidente, Senadores, Deputados, Vereadores.
    O Brasil, virou uma Terra de ninguem, onde os Srs. políticos fazem o que querem
    com o nosso dinheiro.
    Eu sou uma brasileira que pago os seus salários, voces deveriam ter vergonha
    na cara, pois o que voces querem receber em 1(um)MÊS um assalariado que
    ganha o salário mínimo deverá trabalhar 5(cinco)ANOS.
    Se vocês fossem realmente decentes, deveriam instituir uma LEI que o POVO
    deveria votar quando fosse algo em benefício de vocês.
    O que acontece no Brasil é a mesma coisa, quando se coloca o RATO para
    cuidar do queijo.
    Meus pesames.

  4. Maria Cristina Rios Magalhães disse:

    Prezados Srs Congressistas,
    A vida pública em nosso país tem sido lamentável.
    Esperamos que o impedimento do reajuste de mais de 90% proposto pelos Srs, seja uma oportunidade para que os Srs possam ser vistos de uma forma mais honrada.
    Nosso país é rico, é belo e cheio de gente boa.
    Porque uma concentração de falta de vergonha, num dos ambientes institucionais mais importante para o Brasil?
    Esperamos que esta má imagem possa ser desfeita por ações pertinentes aos cargos que ocupam.
    Ainda cordialmente,

    Maria Cristina Rios Magalhães

    Manoel Tosta Berlinck

    Mariana Magalhães Berlinck

    Tereza Bruski

    Malu Bruski de Melo

    Oscar Space Filho

  5. Lourival Monteiro disse:

    nunca mudou nem nunca mudara
    fale oq quizer o q é , é
    renato russo pra mim era um anjo
    nos troxe musicas q poucos decifrarão
    e quem as descobrir terá uma vida bem melhor do q a dos outros
    sua mente era brilhante
    e ele queria fazer todos pensarem com sua musicas
    reflitam
    ate nunca

  6. Ed Mateus disse:

    Eu cresci como pessoa ouvindo e analisando as músicas da Legião,de Renato Russo!Isso me fez um adolescente nos anos oitenta muito melhor,mais inteligente e menos manipulado pelo senso comum…
    Metal contra as nuvens,sempre me despertou a interpretação espititual dela,como um todo,me fazendo gostar da letra.Ela tem pontos isolados que dão margem a várias interpretações…mas como um todo,sempre tive e tenho dificuldade em dizer,ela fala disso ou ou daquilo!
    A melhor coisa dita na letra:”tudo passa,tudo passará…”

  7. abutre disse:

    acho que esse som nao tem nada a ver com politica quem mistura metal conta as nuvem com visao politca viaja. e esse som e uma viagem no inconciente de cada um.

  8. MaxStS disse:

    Olá!
    Eu gosto muito de escutar e procurar interpretar as musicas da Legião Urbana(fora depois do começo, que não consigo entender(rs)), nem sei se nossa interpretação está correta mas vou postar a minha visão, que me parece bastante obvia, da musica Metal Contra as Nuvens: essa musica me faz enxergar um homem que sai de sua terra natal, onde está passando dificuldade, para tentar uma vida melhor em uma metropole deixando para traz, nesse período, sua esposa e casa, no decorrer do tempo nessa metropole ele enxerga a realidade onde as pessoas costumam enganar aos outros e ele tem que ser forte (sou metal…), em determido momento ele se vê traido por alguem(quase acreditei…)mas ele tem que seguir em frente com sua “meta”. No decorrer da musica percebemos que consegue sua conquista, mas ainda não tudo que queria e nesse momonto ele já está com sua esposa ou familia e a partir daí ele considera o começo de uma vida mais segura(Temos muito ainda por fazer…). No fundo essa musica parece ser uma critica contra a desigualdade social. Essa é a musica que eu mais escuto deles.
    Obs.: para aconpanhar oque eu postei não basta só ler a letra, tem que escutar com atenção, assim você percebe as mudanças na vida desse homem acompanhando o rítimo da música.
    Abraço a todos.

  9. val disse:

    Não acho que a musica tenha uma visão politica ou religiosa.
    acredito que algumas de suas musicas falam do que ele estava vivendo, a dor a tristeza a depressão a doença entre tantas outras coisas…
    basta ouvir suas outras letras pra ter uma idéia do que o renato queria passar em suas letras, nada de mais.
    me encaixei nesta letra pois passeiu um periodo em casas de recuperação e essa musica me ajudou muito

  10. Kão disse:

    “Metal Contra as Nuvens” é um desabafo de Renato Russo após ter vencido sua luta contra o vício em heroína. Ele declarou isso em uma entrevista histórica na finada revista “BIZZ”. Na minha opinião, o melhor texto do Russo.
    Abraço e a disposição!!!!

  11. Marco Alemao disse:

    Eu axo que as musicas de renato como de outros grupos sao feitas para a interpretaçao de seu proprio ser, nao seguir o que os outros falam …
    Sem ser escravo da mídia e de ninguem, defendendo seus valores que pouco restam …
    E as vezes vc acredita tanto e pede tanto , mas nao faz nada e acaba caindo…

    abraço amigos dei uma viajada mais acredito nisso

  12. Andy disse:

    Senhoras e senhores, não tenho o costume de manifestar minhas opiniões em sites, blogs e afins, mas, procurando por algum material na we acabei me deparando com este.
    Há quase duas decadas, fiz um tarbalho com Sr. Mairton Bahia, que na epoca era produtor da Legião Urbana, e tive o prazer de conversar alguns minutos com Renato e Dado. Das coisas que tenho certeza que interessa à maioria, perguntei ao Renato do que se tratava a música Metal Contra as nuvens e Há tempos, então ele, em curtas palavras me respondeu, Metal: EXCALIBUR, um filme de 1981 e sobre Há tempos, me contou sobre um momento da vida dele em que passou em uma clinica de recuperação para dependentes químicos. Claro que ambas retratam em outros sentidos, diversas situações, e esta sempre foi a intenção dele.

  13. eduardo disse:

    Olha gente, entendo bem as intenções do Renato Russo e concordo com tudo que mencionaram…

    Mas acredito que descobri em que história ele se baseou para falar de política.

    “O Hobbit” de J.R.Tolkien… conta exatamente a mesma história…

  14. Billy Branches disse:

    A interpretação correta sobre metal contra as nuvens…e a que o Andy falou, pq vi em uma entrevista Renato falar algo sobre Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda…e depois que assistir EXCALIBUR tirei minha dúvidas.

  15. MIZAEL disse:

    a galera escreve muita besteira véi. dizem que é fã e não sabem nem o significado da musica. logico… como vao saber algo que nao sabem: HISTORIA. é… pra entender, tem que ter cultura e conhecimento.

    metal contra as nuvens fala sobre a idade media. assistam o filme EXCALIBUR e entenderão “galerinhaaaaa”

  16. Letícia disse:

    Eu sou fascinada pela língua portuguesa, na verdade pela comunicação em geral. Sempre gostei da língua, por ela oferecer uma vasta lista de possíveis interpretações sobre o que se foi transmitido.
    Como já foi dito, o grande Renato Russo possuía uma mente brilhante, então não faz sentido acreditar que ele queria que interpretássemos suas músicas de uma forma apenas. Por mais que haja um motivo pelo qual ele escreveu cada canção no fundo ele sabia que cada um haveria de encaixar a letra em sua forma de pensamento, ou mesmo em situações cotidianas, além disso talvez o próprio Renato encontrasse depois outros significados para suas canções. A questão é que e o sucesso dele e a grande legião de fãs que ele deixou se deve justamente a sua capacidade de escrever de forma que cada um se encontre na canção. Por isso ainda estamos aqui discutindo suas letras, e mostrando que cada um de nós encontrou sua história nas músicas dele. Valeu Renato!
    Valeu galera;

  17. Fabrícia disse:

    Bem, já eu acho que a música fala sobre as promessas de Deus e sobre alguém que não acredita nelas, que está decepcionado com o que vê e que não mais vai esperar no Senhor. Inclusive fica claro no trecho: Quase acreditei na sua promessa
    E o que vejo é fome e destruição. e também no trecho: Mas vou guardar o meu tesouro Caso você esteja mentindo.
    já que Deus prega a riqueza de espírito e muitas vezes pede ao homem que abanone seus bens materiais… Porém a desilusão e falata de fé desta pessoas o leva a duvidar nas promessas de vida eterna e melhor no céu. O próprio nome da mpusica revela muito sobre seu tema Metal (algo frio, duro, sem sentimentos) contra as nuvens (que neste caso vem a ter o significado das coisas referentes a Deus, e ao próprio céu).
    É isso que eu acho!

  18. Camila disse:

    Adoro essa música, ela tem um significado especial para mim pois me faz ter força e garra para lutar por tudo que é importante na minha vida . “não me entrego sem lutar , tenho ainda coração, não aprendi a me render, que caia o inimigo então.

  19. Fabiana Regina de Santana disse:

    Então, nao posso afirmar com certeza o q vou dizer agora, mais em um desses especiais nas radios, na data da morte de Renato Russo, o locutor disse e eu acabei concordando que ele. fez essa musica no auge da sua luta contra a aids, pois ele é relatada em diversas estrofes como ” ninguem é senhor do meu dominio!”
    “por Deus, nunca me vi tao só, a propria fé é o que destroi”
    “e até la vamos viver, temos viver, temos muito ainda por fazer, nao olhe p traz, apenas começamos…”
    talvez seja isso, ou nao, so ele realmente sabe o significado.
    quando eu morrer, talvez me encontre com ele e vou perguntar o significado, depois conto p voces.rsrsrs

  20. Rocha disse:

    ‘Metal Contra as Nuvens’ Renato russo esta comparando o Brasil com a Europa medieval. nada mais.

  21. Rocha disse:

    tambem acho que tem visão politica na música. da pra perceber que ele compara a politica da europa medieval com a politica do Brasil nos anos 80,90.

  22. Como vocês viajam. Renato fazia músicas utilizando várias camadas de interpretação.
    Seria muito tosco da parte do Renato fazer uma musica baseada num filme. Ele pode até se inspirar em um cenário, numa proposta, mas ele sempre quis mandar um recado.
    No Metal contra as nuvens, ele ambientaliza a história numa época medieval… mas na verdade o período histórico em que ele fez a músicaé a época em que o Collor venceu as eleições e fez o que fez.
    Renato usou uma figura para fazer uma crítica e demonstrar sua desesperança.
    Ele está falando do Brasil

Deixe um comentário

