Por falar em educação.

Aproveitando o gancho do Fundeb gostaria de saber a opnião dos visitantes desse blog o que acham sobre o ProUni.

Aproveitei para abrir uma categoria Discussão onde podemos frequentemente fazer esse tipo de debate.

Um debate saudável é sempre bem vindo, ajuda a evoluir as ideias e a crescer intelectualmente. Espero que o assunto renda!

Colocarei minha opnião como comentário em breve.

Anúncios

5 Responses to Por falar em educação.

  1. Evandro disse:

    Eu gostei do projeto ProUni, mas acho que ele não soluciona o problema (novamente a mesma história).
    O ProUni vem como um tapa buraco da pessima educação de base do país. Para as pessoas que não tiveram oportunidade de estudar em uma escola de qualidade, o governo “corrigi” a falha pagando a faculdade. Infelizmente se o governo apenas pagar a faculdade e não melhorar a educação o ProUni será eterno!

    Tá certo que a mudança na educação demora no mínimo 10 anos. Se começar hoje, daqui 10 anos teremos pessoas formadas pela rede publica de ensino com capacidade de passar em uma faculdade publica.

    Sou a favor do ProUni desde que tenha um bom projeto para a educação de base começando ao mesmo tempo que o ProUni começou. Assim os cidadões que não tiveram oportunidade serão ajudados pelo governo e os que virão estarão preparados para a universidade.

    Sem contar nas melhorias que uma boa educação basica pode trazer para o país!

  2. kely disse:

    @ Evandro
    Concordo com você e acrescento:
    Desde o início do Governo Lula e mais especificamente ao longo do ano de 2004, o MEC vem implementando um polêmico programa de reorganização administrativa, orçamentária e de prioridades. Essas ações, vinculadas ao ensino básico e ao ensino superior, vêm incluindo no debate os vários segmentos sociais da população brasileira.
    O PROUNI apenas regulamenta as isenções fiscais já asseguradas pela Constituição às instituições filantrópicas, comunitárias e confessionais, que constantemente eram burladas. Assim, a obrigação da concessão de bolsas seria uma contrapartida socialmente mais desejável, mais rigorosa em relação às burlas, e democratizante.
    SER CONTRA O PROUNI É EXPRESSAR SUA RECUSA À SONEGAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO DA MAIORIA DA JUVENTUDE BRASILEIRA.

  3. Ana Elisa disse:

    Não sou contra o PROUNI, muito pelo contrario, só que é difícil construir casas começando pelo telhado. Quando se cursa uma faculdade sem ter o conhecimento necessário acaba-se atrasando a turma, aumentando a reprovação e a evasão escolar que hoje já é alta. Acho que é prioritário melhorar e muito nosso ensino básico para que esses alunos tenham condições de amanhã cursar com mais facilidade uma universidade.

    Abraços

  4. Danny disse:

    Eu concordo com o ProUni sim porque existem muitas pessoas que não tem condições de ingressar no ensino superior e nós sabemos que isso é muito importante para uma boa colocação profissional. Na verdade, o ensino superior abre as portas para muitas coisas, além de ajudar na formação contínua do ser humano, enquanto cidadão. Eu acredito que a educação é um processo constante em nossas vidas por isso, todos devem ter direito à ela. Porém, concordo que há uma grande deficiência na Educação Básica, que é a “Base”, o alicerce, para que possamos nos deselvolver de maneira plena. Enfim, há muito o que “arrumar” em se tratando de educação. E isso vai levar tempo, e eu espero sinceramente, que esse “tempo” não leve tempo demais.

  5. Evandro disse:

    @Danny, realmente não é todos que tem condições de ingressar no ensino superior, para isso existe as faculdades publicas! Mas devido a péssima educação básica as faculdade publicas acabam ficando com os ricos, e os pobres não podem fazê-la pq não tem dinheiro para pagar cursinho ou um ensino base particular.

    Se melhorar a educação publica, as pessoas que não tem condições financeiras para estudar em colégios particulares vão conseguir passar nas faculdade publicas. Lembre que as faculdade publicas foram feitas para os “pobres” e não para os “ricos”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: